17 Comments

Vanessa, geralmente acordo umas 4h da manhã só para ter um momento sozinha. Todos estão dormindo, não há urgências e posso tomar meu café contemplativo ou ler alguma coisa. Parece que nosso modo de viver engoliu o tempo que é só nosso.

Inspirador seu texto! ✨

Expand full comment

amei essa expedição, vans! <3

Expand full comment

Teu texto me deixou melancólica. A chegada dele coincidiu com o encontro do grupo da UFRGS, ontem, quando falamos das diversas visões sobre o fim do mundo (e qual delas seria a mais apropriada). Estamos sós em nossas ansiedades ao mesmo tempo em que estamos rodeados de estímulos infinitos, e quando nos presenteamos com um tempo para pensar sobre tudo o que lidamos esse tempo se torna angustiante. De qualquer forma, como sempre, teus textos me estimulam.

Expand full comment

também não acredito no isolamento total como uma resposta ao mundo superestimulado, mas acho muito importante ter momentos de solidão.

Expand full comment
Apr 5Liked by Vanessa Guedes

muito inspirador o seu texto..abraços, paz, l luz e amor

Expand full comment
Apr 6Liked by Vanessa Guedes

Ficar sozinha é primordial para eu me sentir eu mesma. No momento, o conje saiu pra academia e estou no silêncio (na real com as maritacas ao fundo), tomando café e lendo newsletter. Não sinto angústia ou tristeza, se não tivesse o celular, eu estaria ocupada com outra coisa e numa paz terrível. Acho a solidão um tema delicado no pós capitalismo, inclusive é fator de risco na saúde. Tantos fios a puxar. Obrigada pelo texto. Beijo.

Expand full comment

Acho que é muito pelo que você disse e descreve nesse texto que eu vejo cada vez mais pessoas querendo "sair da internet" ou "excluir o instragram" ou "morar no meio do mato". É claro que é difícil, por muitos motivos (trabalho é um deles, claro, mas não só, também tem vício, e tem essa sensação de que pelo menos estamos participando da vida de alguém que gostamos, mesmo que seja por meio de uma tela). Entendo isso como o que você disse: o muito é muito barulhento, e falta solitude na solidão porque não estamos mais sozinhos nem quando estamos sozinhos. E acredito demais no que você disse de crise de criatividade e falta de tempo sozinho. A gente precisa "parar" para inventar. E só isso é uma coisa quase inimaginável na nossa rotina. Adorei essa expedição, fervilhou minha mente!! <3

Expand full comment

Vanessa, te li apenas agora, mas o que publiquei nesta segunda sobre redes sociais e minha saída a francesa passa muito pela solidão. Senti falta de ter minha opinião, bem como seu noivo falou, senti falta de existir sem tantas vozes. Muito bom te ler. <3

Expand full comment