12 Comentários
founding

Que lindo, Vanessa! Amei a reflexão sobre o tempo, é algo que me inquieta mto tbm!

Expand full comment
Nov 11, 2022Gostado por Vanessa Guedes

Uma vez li que o Universo era apenas um holograma projetando imagens do big bang. Eternamente o mesmo, mas projetando um ficção que nos dava a impressão (esperança?) de mudança. Adorei a sua reflexão.

Expand full comment
author

essa do holograma eu nunca ouvi, vou procurar hehe

Expand full comment

Fico entre dois extremos do pêndulo: "tempo é uma invenção" e "tudo que existe é o tempo".

Plim - plim - plim - plim

Sigo sem me agarrar, ainda bem.

Acho que não precisamos ir pra lugar nenhum com nosso acervo, ele é feito pro presente. Sinto que meus registros me dão contorno, continente nesse espação de meu deus no universo em expansão. Né mole não.

beijo

Expand full comment
author

pelo menos a gente tem com o que se comparar olhando o passado, né?

Expand full comment

Vanessa, foi incrível o evento e a sensação foi essa mesmo: minha turma. Obrigada <3. Sobre fotos e tempos, lembro de uma música de Leoni - old school - que falava assim: o que vai ficar na fotografia são os laços invisíveis que havia. Amava essa música desde antes dos arquivos no celular. Fiquei pensando aqui que no mundo da selfie, talvez o passado ganhe ares de solidão quando vermos no futuro. Amei seu texto e aprender sobre os egípcios.

Expand full comment
author

lembrei de um artigo que analisa as fotos que a Melania Trump postava nas redes sociais (diz muito sobre melancolia e solidão): https://qz.com/960985/a-deep-analysis-of-melania-trumps-social-media-photos-reveal-a-woman-in-hiding-from-the-world/

Expand full comment

Obrigada pelo link, Vanessa. Ótima leitura... os próprios memes que temos hoje dizem muito sobre isso, né?

Expand full comment

Engraçado que tenho pensado em duas representações do tempo na literatura que talvez se aproximem de Djet... muito bom te ler!

Expand full comment

Como ganhei muito tempo livre pelos próximos 15 dias, decidi retomar a tarefa de organizar as fotos do celular. Eu ainda atenho fotos de 2020 pra organizar. É engraçado ver as fotos que eu tirei, tentar descobrir PORQUE tirei algumas delas, tentar lembrar o que era importante pra mim naquele momento. É como reencontrar uma pessoa que eu não via faz tempo.

Expand full comment

Suas palavras foram tão belas e fortes que li cada parágrafo duas vezes, pra poder curtir e absorver mais cada frase!

Expand full comment

Obrigada pelo texto e pela maravilhosa fonte! Gosto de pensar em transição x permanência. É uma questão que me aflige, como, imagino, aflige outros artistas. Não pelo medo da morte, mas pelo que deixamos pra trás. Não sei.

Expand full comment