Sem delongas.
Na segunda-feira eu convoquei 16 escritores para fazer uma aula beneficiente de escrita criativa pelo Zoom, no próximo sábado dia 11 de maio. Todo o dinheiro arrecadado1 será convertido em doações para organizações da sociedade civil que estão na linha de frente dos resgates e distribuição de comida em todo o Rio Grande do Sul.
Você pode contribuir com 10, 20, 30… até 500 reais. Todo mundo vai ter acesso a mesma aula, que será gravada e disponibilizada para download por até um mês depois do evento. Informações aqui.
Serão 16 escritores fazendo apresentações de 15 minutos sobre escrita, literatura e mercado editorial.
Fica aí o convite a vocês:
Agradecimentos especiais aos escritores que toparam:
Gaía Passarelli,Ale Garattoni,Bárbara Bom Angelo,Paula Maria,Oscar Nestarez,Gabi Albuquerque,Lisandro Gaertner,kali de los santos 🎮✨,Ana Rüsche,Thiago Ambrósio Lage,Surina Mariana,Carol Chiovatto,Carol Façanha,Danilo Heitor,Bruno Matangrano e Nikelen Witter.
O pessoal da Seiva está divulgando o evento no instagram (valeu por essa força!!), divulgue você também:
Até agora arrecadamos quase 10 mil reais. São quase 400 pessoas contribuindo e ainda podemos juntar muito mais. Eu fiz um agradecimento em video e espero que a gente consiga ir ainda mais longe:
O estado do RS vai demorar meses, talvez anos, para se replanejar e reestruturar. Por isso vamos precisar da atenção e apoio de todas as pessoas por muito tempo.
Então eu quero fazer mais aulões como esse no futuro.
Estou estruturando essa ideia com outras pessoas, aguardem novidades. Dito isso…
Pessoas artistas,
Se você escreve (ou pinta, borda, faz performance etc) e quer participar como palestrante desses aulões (que não devem se restringir apenas à escrita, mas a todas as modalidades de arte possíveis), responda ao formulário onde estou recolhendo informações de interessados:
Obrigada a todas as pessoas que estão conosco nessa!
Expediente
Aqui nos bastidores, apesar de eu estar em outro país, nos últimos dias eu consegui colocar pessoas precisando de ajuda em contato com pessoas que poderiam ajudar lá no RS mesmo — e as ajudas rolaram. Tá sendo uma correria, mas graças à tecnologia e as redes sociais a gente está conseguindo mobilizar muito, até eu aqui do outro lado do mundo.
Eu queria ressaltar a generosidade das pessoas que trabalham com arte. Eu tinha três trabalhos freela para entregar essa semana, os três relativamente grandes, e as pessoas para quem eu tinha que entregar me procuraram para oferecer mais prazo. Veja que eu não precisei pedir nada, a atitude foi voluntária porque eles sabiam do que estava acontecendo no RS, lugar onde nasci e onde está toda a minha família, um dos meus namorados, meus amigos, minha história. Essas atitudes são essenciais para estreitar laços de comunidade e apoio que vão se sustentar por muito mais tempo do que o período de crise. A gente não esquece desses atos de generosidade.
Em contrapartida, algumas recompensas da minha página do Apoia.se devem rolar mais pro final de maio mesmo, talvez início de junho. Espero que os apoiadores entendam. E lembrem que vou fazer coisinhas extras para compensar esse adiamento e agradecer a compreensão de todos. Vocês não vão ficar na mão.
Satélite de recomendações
Em inglês, para você divulgar para os amigos gringos:
Outras vezes em que falei de política, identidade, mobilização social e afins:
Isso é tudo.
Beijos, abraços e toda forma de afeto.
Com muito muito amor,
Vanessa.
A plataforma de arrecadação, o Sympla, fica com 10% do valor final levantado.
Amiga, muito orgulho de você. Mesmo.
Parabéns pela iniciativa, e que o RS e todas as pessoas das relações de vocês fiquem bem!